Informes

I

INFORME DA COMISSÃO ELEITORAL nº 2/2018

Debates, Espaço do Professorado, Mesários, Urnas, Lista de Votantes

Na terceira reunião da Comissão Eleitoral (CEL), realizada no dia 04 de maio de 2018, com a presença dos membros da CEL, professores Pedro Murrieta, Carlos Eduardo Vidigal e Thérèse Hofmann e os representantes da Chapa 1) Prof. Ebnezer Maurilio Nogueira da Silva – Presidente e da Chapa 2) Prof. Luis Antonio Pasquetti – Presidente (FUP), foram aprovados por consenso os seguintes procedimentos/encaminhamentos:

  1. “Foi decidido que serão realizados quatro debates um em cada campi. Por sorteio ficou definido: dia 15/05 na FGA, dia 16/05 na FUP, dia  17/05 na FCE e no dia 22/05 no Darcy Ribeiro. Os debates ocorrerão sempre no horário de 11h as 12h30. Foi decidido de comum acordo que o debate ocorrerá desde que haja quórum mínimo de 15% dos docentes de cada campi (FGA, FUP e FCE). O último debate no campus Darcy Ribeiro ocorrerá com qualquer quórum; foi alterada a decisão da reunião do dia 30/04/2018 e não haverá debate no dia 17/05 as 11h no auditório da ADUnB, neste dia o debate será na FCE.”
  2. “A comissão eleitoral vai providenciar o mediador e a transmissão no debate do Darcy Ribeiro. Nos demais campi um membro da comissão eleitoral fará a mediação do debate. Foi decidido de comum acordo que as regras do debate serão as mesmas da última eleição da ADUnB de 2016 (abaixo).”
  3. “Foi decidido de comum acordo por ambas as chapas que o uso do “Espaço do Professorado” durante o processo eleitoral do dia 07/05 a 22/05 será restrito às duas chapas cabendo a cada chapa um artigo por dia no que disser respeito ao processo eleitoral e às chapas. Divulgações de eventos científicos, acadêmicos, de extensão e culturais serão mantidos como de costume. Nos dias 23/05 e 24/05 não serão divulgados quaisquer postagens das chapas ou de manifestações de apoio. A comissão eleitoral tem a prerrogativa de, a qualquer momento, postar informações pertinentes ao processo.”
  4. “A Sra Maiza explicou como tem sido feita a seleção e convocação dos mesários que trabalham nas eleições da ADUnB. Este procedimento tem sido o mesmo das últimas quatro eleições. A Sra Maiza ressaltou que os mesários não tem parentesco com nenhum membro da Diretoria da ADUnB  nem relação funcional com a UnB (aluno/ex-aluno/professor/servidor). Para este pleito a comissão eleitoral de comum acordo com as chapas decidiu que além dos requisitos acima que os mesários que serão convocados não tenham parentesco com funcionários da ADUnB.”
  5. “A comissão eleitoral acatou a solicitação de separação das urnas da FD, da FACE e será colocada urna no prédio do CIC/Estatística. Também ficou acordado que nas duas urnas do ICC (norte e sul) sejam designados três mesários e mais três auxiliares para a conferência dos votantes sendo que as cédulas manterão assinaturas dos três mesários. As listas do ICC serão separadas pela unidade de lotação do professor.”
  6. “A Sra. Maiza entregou um pencard para cada representante de chapa com a relação dos nomes dos docentes filiados e suas respectivas unidades acadêmicas.”

Regras para condução de debates entre chapas

O debate e sua mediação devem ter como diretrizes os princípios éticos estabelecidos entre a diretoria da ADUnB e as chapas, no sentido de fazer sobressair o confronto de ideias e de propostas, recomendando-se a civilidade das intervenções. O debate ocorrerá nos campi nos dias 15/05 (FGA), 16/05 (FUP), 17/05 (FCE) às 11h sem transmissão e no campus Darcy Ribeiro, no dia 22/05 às 11h com transmissão ao vivo e videoconferência para os campi FUP, FGA e FCE. A recepção das perguntas iniciar-se-á 30 minutos antes de cada debate.

1. Cada chapa terá cinco minutos para apresentação de suas propostas. A ordem de apresentação obedecerá a sorteio feito no início do debate.

2. Cada chapa fará uma pergunta a outra chapa escolhida. Tempo para pergunta: 1 minuto; tempo para resposta: 3 minutos. A ordem das perguntas será a mesma do sorteio anterior.

3. Os eleitores poderão elaborar perguntas que serão colocadas em urnas específicas para cada chapa. Em cada rodada será sorteada uma pergunta para cada chapa feita por escrito contendo, obrigatoriamente, a identificação do eleitor com nome e lotação, preenchidos exclusivamente em formulário destinado a esta finalidade. A chapa terá 3 (três) minutos para responder. A ordem de perguntas, nas duas rodadas, seguirá a ordem inversa do sorteio previsto no item 1.

4. Os eleitores poderão elaborar pergunta geral para as duas chapas que será colocada em uma urna comum para todas as chapas e dela serão sorteadas 2 (duas) perguntas para  todas as chapas, que terão 3 (três) minutos para responder. A ordem de respostas às perguntas obedecerá ao sorteio inicial.

5. A apresentação final de cada chapa será de 3 minutos, na ordem  inversa da apresentação de suas propostas (início).

6. O mediador sorteará outra pergunta, se, a seu juízo, ela for ofensiva à moral de membros das chapas ou à dignidade do debate.

7. Ocorrendo citação pejorativa, ao entendimento do mediador, haverá réplica. O citado terá 2 (dois) minutos para a réplica.

8. Um outro membro da chapa terá assento à mesa, desde que indicado pelo presidente de cada chapa, e poderá participar de todas as etapas do debate dentro do tempo atribuído às candidaturas às quais se vinculam.

9. O tempo será rigorosamente controlado. O mediador indicará ao expositor que ele deve concluir, encerrando o tempo e dará a palavra ao expositor seguinte.

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