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Saúde do Docente: veja cuidados com o tempo seco

O outono chegou e o período de inverno está próximo. Nessas estações, deve-se redobrar o cuidado com a saúde, pois nesse período aumentam os índices de processos alérgicos e gripes.

Os brasilienses já estão acostumados com a baixa umidade do ar. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível considerado aceitável deve estar acima dos 30%, algo raro nas estações mais frias do DF. Alguns problemas de saúde frequentes nesse período são a irritação na garganta, no nariz e nos olhos. Confira a seguir algumas dicas para sobreviver ao outono:

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Hidrate-se
A água é o principal componente químico do nosso organismo, por isso, beba bastante água mineral, água de coco e ou sucos. Porém, segundo o médico Drauzio Varella, água em excesso também faz mal, pode causar intoxicação e a diluição do sangue e, em casos extremos, do sódio no organismo.

Então, como saber se o organismo precisa de hidratação? Observe a cor da sua urina, o ideal é que ela seja amarelo-clara. Se a urina estiver amarelo-escura e com odor forte, é sinal de que está ingerindo pouca água. Tome dois copos de água para se hidratar.

Por outro lado, se a urina estiver límpida, transparente, provavelmente você está ingerindo água em excesso. Além desses cuidados, para não sofrer com rachaduras nos cotovelos e calcanhares e no resto do corpo, passe diariamente um hidratante e filtro solar e evite banho quente e demorado.


Mantenha o ambiente limpo
Devido ao clima seco, a incidência de ácaros e fungos aumenta. Por isso, o acúmulo de poeira pode aumentar os casos de doenças respiratórias. Passe um pano úmido no piso e móveis para afastar a poeira.

Durma em local arejado e umedecido
Deixe o sono mais fresquinho. Os ambientes podem ser umedecidos com toalhas molhadas, reservatórios de água e até umidificadores.

 

Deixe os olhos hidratados
Para evitar a secura e a irritação do olhos, lubrifique com soro fisiológico. Atenção, use colírios apenas com a prescrição de um oftalmologista.

 

Na secura, priorize esportes aquáticos
A prática de esportes também merece atenção especial no tempo seco. O corpo se cansa mais facilmente, com probabilidade de irritação na garganta e irritação nos olhos. Os exercícios aquáticos, natação e hidroginástica, são mais adequados, pois a umidade do ar tende a ser maior do que em locais abertos e isso diminui a agressão causada ao sistema respiratório.


Prepare-se para o tempo da sua cidade
No site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), você consegue pesquisar dados em tempo real de clima, temperatura, umidade e futuras ações meteorológicas.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASC/ADUnB. Crédito para fotos: Inmet/ADUnB.

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