Notícias

Retrospectiva 2017: As notícias da ADUnB no ano

Confira as principais notícias publicadas no site da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) de setembro a dezembro de 2017.

 

Setembro

Embaixada da África do Sul recebe a ADUnB – No dia 1º de setembro, o presidente da ADUnB, Virgílio Arraes, reuniu-se com diplomatas da embaixada da África do Sul, sra. Rina Louise Pretorius e sr. Ngwako Sebola. Os dois expuseram em linhas gerais o perfil  da Ciência e Tecnologia e o das universidades naquele país.

ADUnB reúne-se com a Embaixada da Rússia – O presidente da ADUnB, Virgílio Arraes, visitou a embaixada da Rússia em Brasília (DF), no dia 6 de setembro. Arraes foi recebido pela diplomata Margarita Kazarian. Na reunião, foram discutidos as ações de Ciência e Tecnologia feita pelos russos e também o acesso ao ensino superior naquele país.

Embaixada da Índia tem encontro com ADUnB – No dia 8 de setembro, o presidente da ADUnB, Virgílio Arraes e o chefe da chancelaria Kshitij Tyagi, se reuniram na Embaixada da Índia, em Brasília. Durante a conversa, foram tratadas as ações de Ciência e Tecnologia na Índia e o investimento nas universidades naquele país.

Participe do evento Caminhos para a Autonomia Financeira Pocket – Nos dias 26 e 27 de setembro, o auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) recebe a série de palestras “Caminhos para a Autonomia Financeira Pocket”.

ADUnB recebe Concerto Chileno – No dia 19 de setembro o auditório do Centro Cultural ADUnB recebe a apresentação do Concerto Chileno. A regência é do maestro Cláudio Cohen. A pianista do Chile Mahani Teave representará seu país de origem como solista do Concerto.

Setembro Amarelo: Doe um minuto de seu tempo. Mude uma vida. – O Setembro Amarelo é um movimento mundial que busca conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção. O lema da campanha deste ano é “Doe um minuto de seu tempo. Mude uma vida”. Entre 1990 e 2013, o número de pessoas sofrendo de depressão e ansiedade aumentou quase 50%, de 416 milhões para 615 milhões, segundo a ONU.

ADUnB e Embaixada da China debatem sobre ensino superior – O presidente da ADUnB, Virgílio Arraes, se reuniu no dia 21 de setembro com representantes da Embaixada da China, em Brasília. O conselheiro de Ciência e Tecnologia, Gao Changlin, o segundo secretário, Wang Lei e o terceiro secretário Li Zexuan compartilharam informações sobre o ensino superior, Ciência e Tecnologia na China e suas experiências positivas nessas áreas.

Cepe aprova nova norma para o processo de progressão e de promoção funcional – O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou no dia 14 de setembro a tabela de pontuação das atividades docentes com novos critérios para o processo de progressão e promoção funcional. O intuito das alterações normativas é o de trazer maior objetividade e celeridade ao processo, buscando contemplar a diversidade de perfis docentes e de atividades acadêmicas. Para o presidente da ADUnB, Virgílio Arraes, a aprovação do tema de extrema relevância é positivo.

Espaço na FCE aguarda autorização do Conselho Diretor – A ADUnB aguarda a autorização do Conselho Diretor da FUB para proceder com a assinatura do termo de cessão de área dentro da Faculdade da Ceilândia (FCE). O espaço será para uso dos(as) associados(as) e oferecerá parte dos serviços já disponíveis na sede da associação. Ao ser concluída a unidade em Ceilândia, outras também poderão ser construídas nos campi do Gama e de Planaltina, a fim de ampliar as atividades da Associação.

Autonomia Financeira foi tema de palestra e debate no auditório da ADUnB – A ADUnB e a Libratta Finanças Pessoais proporcionaram para os associados(as) e demais inscritos o evento “Caminhos para a Autonomia Financeira Pocket”. O Caminhos promoveu quatro palestras sobre como lidar com as finanças, investimento, aposentadoria e autonomia financeira, entre os dias 26 e 27 de setembro, no auditório da Associação.

 

Outubro

Deputado Professor Israel visita sede da ADUnB – No dia 27 de setembro, em visita à sede da ADUnB, o deputado distrital Professor Israel conversou por cerca de uma hora com os presentes e se dispôs a ajudar na articulação de soluções para a comunidade acadêmica. O deputado foi autor do projeto de lei que concedeu o direito à meia entrada em atividades culturais aos professores universitários federais no DF, a partir de uma iniciativa da ADUnB.

ADUnB recebe Certificado de Destinação Correta de Resíduos Eletrônicos – O resultado das doações da Campanha do Descarte Inteligente 2017, da ADUnB, foi maior do que o esperado. A empresa Estação de Metarreciclagem buscou 328 kg de resíduos eletrônicos doados por docentes e a comunidade em geral.

Programação Cultural ADUnB no mês de Outubro – O mês de outubro está com uma programação variada para o público acadêmico. Confira aqui a programação.

Conhecimento Sem Cortes entregará abaixo-assinado no Congresso – A campanha Conhecimento Sem Cortes está na reta final. No dia 10 de outubro serão realizadas uma audiência e um ato abertos ao público, na Câmara dos Deputados. Os representantes da campanha entregarão as assinaturas do abaixo-assinado para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

ADUnB adere à campanha Outubro Rosa – Para dar visibilidade à luta contra o câncer de mama, a ADUnB iluminará sua sede durante o todo o mês de outubro. Em 2016, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), foram cerca de 57 mil novos casos de câncer de mama .

Dia do Professor é tema de sessão no Senado – A sessão especial ocorrida no Senado Federal no dia 9 de outubro teve como objetivo homenagear os(as) docentes e lembrar o Dia do Professor, 15 de outubro. A diretoria da ADUnB foi convidada pelo senador e presidente da mesa, prof. Cristovam Buarque (PPS-DF), ex-reitor da Universidade de Brasília.

Campanha entrega mais de 82 mil assinaturas no Congresso – Representantes da campanha Conhecimento sem Cortes entregaram, no Congresso Nacional, uma petição com mais de 82 mil assinaturas contra  os cortes de mais de R$ 12 bilhões no setor de ciência e tecnologia no Brasil.

ADUnB recebe 2º Brasília Animation Festival (BAF) – O 2º Brasília Animation Festival (BAF) ocorre de 12 a 15 de outubro no auditório do Centro Cultural ADUnB. As atividades são gratuitas. Durante o BAF serão exibidos cerca de 70 filmes de 24 países.

Judiciário reconhece reajuste de 3,17% em vencimentos – A ação realizada pela assessoria jurídica da ADUnB, conhecida como “reajuste de 3,17%”, foi julgada como procedente. O processo buscava a implementação do percentual na remuneração dos docentes da Universidade de Brasília (UnB), previsto pela Lei nº 8.880/94.

Dia do Professor: resguardar a categoria em momento de grave crise – A tarefa coletiva de defesa do segmento científico, embora desfrute de apoio suprapartidário, não tem lamentavelmente sensibilizado os recentes governos federais, entre os quais o último em que a expectativa de popularidade, segundo institutos de pesquisa, quase converge com o índice de inflação oficial. Confira o artigo do presidente da ADUnB, Virgílio Arraes.

Todorov comenta sua vida acadêmica – Em entrevista para a UnBTV, o professor João Cláudio Todorov, ex-reitor da UnB de 1993 a 1997, comenta sobre os 53 anos de sua vida dedicada à Universidade de Brasília (UnB).

UnB abre inscrições para o 29 Cross Cerrado – A Diretoria de Esporte, Arte e Cultura da UnB abriu as inscrições para a 29ª edição do Cross Cerrado, uma competição de atletismo com desafios na trilha. Saiba mais na entrevista concedida pelo professor e vice-presidente da ADUnB, Osmar Riehl.

Associados(as) esclarecem dúvidas quanto à Reforma da Previdência – Para esclarecer as mudanças constantes e regras complexas que estão na proposta da Reforma da Previdência, a ADUnB promoveu, no dia 10 de outubro, palestra e debate sobre a PEC 287/2016. O evento foi realizado pelo advogado e assessor jurídico da ADUnB Leandro Madureira, do Escritório Roberto, Mauro & Advogados.

ADUnB fecha parceria com corretora de seguros – A ADUnB e a empresa Star Corretora de Seguros fecharam uma parceria. O acordo garante vantagens na contratação de seguro para automóvel, residencial e equipamentos portáteis. Com o Programa Mais Benefícios o associado(a) garante descontos exclusivos na contratação do seguro e pode estender as vantagens para os seus pais, cônjuge e filhos.

Nota ao Projeto de Lei do Senado 116 – A ADUnB vem a público manifestar-se contrária ao teor do projeto de lei 116/17 do Senado Federal, que regulamenta o art. 41, § 1º, III, da Constituição Federal, para dispor sobre a perda do cargo público por insuficiência de desempenho do servidor público estável.

Professora da UnB conquista na justiça anulação do abate teto – A 9ª Vara Cível do Distrito Federal acatou o pedido de uma professora da Universidade de Brasília (UnB) para análise individualizada de vencimentos e proventos na Administração Pública, o que na prática anula a aplicação do abate-teto. A professora foi representada pela assessoria jurídica da ADUnB.

Nota de repúdio: Medida Provisória (MP) 805/2017  – A Diretoria da ADUnB repudia o teor da Medida Provisória nº 805/2017 publicada em edição extra no Diário Oficial da União (DOU), do dia 30 de outubro que trata, entre outros assuntos, do aumento da alíquota da contribuição previdenciária de 11% para 14%.

Nota de esclarecimento da assessoria jurídica – MP 805/17 – A Diretoria da ADUnB solicitou ao escritório Roberto Caldas, Mauro Menezes & Advogados, uma análise jurídica preliminar sobre os impactos no Regime Próprio de Previdência do Servidor Público das medidas de ajuste fiscal quanto à Medida Provisória nº 805, de 30 de outubro de 2017. Confira aqui.

 

Novembro

Novembro Azul: ADUnB ilumina sua sede com a cor azul em apoio à campanha– Nos próximos 30 dias, a sede da ADUnB ganhará a cor azul para apoiar a campanha Novembro Azul. O mês é conhecido mundialmente como o período de ações relacionadas ao combate e prevenção do câncer de próstata.

Festa do Professorado homenageia associados e associadas – A ADUnB realizou, no dia 28 de outubro, a Festa do Professorado em comemoração ao dia da categoria. O evento contou com uma cerimônia de entrega de placas para homenageados(as), além de jantar e pista de dança com a trilha de Alysson Takaki & banda. Confira em nosso álbum do Flickr as fotos da Festa do Professorado.

ADUnB e Bancorbras fecham convênio– Agora, o (a) associado (a) ADUnB poderá contactar a Bancotur, CBTUR e Bancorbrás Administradora de Consórcios e conseguir ofertas exclusivas. Confira aqui.

Baixe a planilha para cálculo do reajuste salarial – Para facilitar os cálculos do reajuste salarial da categoria, a ADUnB disponibilizou uma planilha em Excel para os associados. O arquivo foi gentilmente cedido pelo Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (APUBH).

MP 805/17 é tema de palestra e debate – Os(as) associados(as) da ADUnB tiveram a oportunidade de conhecer e entender os pormenores da Medida Provisória 805/2017. O conteúdo foi abordado pelos assessores jurídicos e advogados da ADUnB, Leandro Madureira e Rodrigo Castro, do Escritório Roberto, Mauro & Advogados em palestra proferida no dia 10 de novembro.

Auditório da ADUnB recebe ópera de Mozart – A ADUnB recebe em seu auditório, nos dias 24 e 25 de novembro, duas apresentações da ópera A Flauta Mágica, de autoria de Wolfgang Amadeus Mozart. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos uma hora antes dos espetáculos.

Embaixadores dos BRICS farão palestra ​e​m evento da ADUnB – A ADUnB realizará, no dia 29 de novembro, o evento Ciência & Tecnologia nos BRICS. O evento contará com a presença dos embaixadores e representantes da Rússia, Índia, China e África do Sul.

Pressione os parlamentares da Bancada do DF contra a MP 805/17– Docentes, no dia 22 de novembro a Diretoria da ADUnB foi à Câmara dos Deputados entregar o documento contra a Medida Provisória (MP) 805/2017 na expectativa de que os parlamentares da Bancada do DF também se posicionem contra esta proposta do governo.

ADUnB entrega carta contra a MP 805/17 para todos os deputados do DF – A diretoria da ADUnB entregou, no dia 22 de novembro, uma carta de repúdio ao teor da MP 805/17 à bancada dos oito deputados federais do Distrito Federal. A ação também incluiu parecer jurídico com análise negativa dos impactos da medida provisória.

 

Dezembro

ADUnB debate ciência e tecnologia com embaixadores do BRICS e SBPC – Em atividade inédita, a ADUnB realizou, no dia 29 de novembro, o evento Ciência & Tecnologia nos BRICS, com a presença de embaixadores e representantes dos países que compõem o bloco. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) representou o Brasil. Os convidados discorreram sobre os aspectos estratégicos, os investimentos e o grau de desenvolvimento de cada país no campo da ciência e tecnologia.

Deliberações da Assembleia Geral do dia 01/12/2017 – Confira as deliberações da Assembleia Geral da ADUnB, realizada no dia 1º de dezembro com 33 assinantes da lista de presença.

Nota de Repúdio da ADUnB contra o teor da Medida Provisória (MP) 805/2017 – Confira a nota de repúdio da ADUnB sobre a Reforma da Previdência.

ADUnB lança campanha Natal Solidário – De 1º a 20 de dezembro, a ADUnB promove a campanha Natal Solidário. Docentes e visitantes poderão doar brinquedos novos ou seminovos para alegrar o Natal de crianças assistidas pela Casa do Candango.

ADUnB e ADs organizam 2ª fase da campanha Conhecimento Sem Cortes – No dia 1° de dezembro, a ADUnB realizou reunião para debater a 2ª fase da campanha Conhecimento Sem Cortes. A campanha é uma ação pioneira de duas seções sindicais – ADUFRJ e ADUnB – de dois sindicatos – APUBH e SINTIFRJ – e da SBPC com a finalidade de apresentar à sociedade brasileira a desvalorização da ciência e tecnologia por diferentes governos.

ADUnB participa de seminário sobre saúde mental e prevenção ao suicídio – A ADUnB, representada por sua primeira secretária, Prof. Aldira Dominguez, integrou o seminário internacional “Saúde Mental da Comunidade Acadêmica – Precisamos falar sobre suicídio”. O evento foi realizado no dia 1º de dezembro, pelo Observatório de Saúde Mental do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UnB (Obsam/Nesp/UnB).

 

'+
1
'+
2 - 3
4 - 5
6 - 7
8 - 9
10 - 11
12 - 13
13 - 14
[x]