Notícias

Descarte seu eletrônico na ADUnB

A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) fechou uma parceria de coleta de descarte inteligente de lixo eletrônico. A iniciativa é entre a Associação e a empresa Estação de Metarreciclagem. A Campanha Descarte Inteligente será realizada entre 4 e 29 de setembro na sede da ADUnB, onde os associados e a sociedade em geral poderão trazer os materiais de descarte.

O que posso descartar?

Categoria

Equipamentos/ Materiais

Computadores

Microcomputadores, monitores (tubo, Lcd, Led, Plasma), notebooks, servidor, teclado, mouse, modem, roteador, impressoras, estabilizadores, no-breaks, tonners e cartuchos de impressoras.

Portáteis

MP3 player, calculadora e agenda eletrônica.

Câmeras

Fotográfica e filmadora

Televisores

Televisão de tubo de imagem, Led, Lcd e Plasma.

Mídias de armazenamento

CD, DVD e Hd’s interno e externo.

Eletroeletrônicos

Vídeo cassete, DVD player, aparelho de som, controle remoto, forno microondas, secador de cabelo, prancha de cabelo.

Aparelhos telefônicos

Aparelhos celulares, acessórios, smartphones, tablets, aparelhos telefônicos com e sem fio, fax e secretária eletrônica.

Resíduos eletrônicos

Baterias de notebooks, baterias de no -breaks, pilhas recarregáveis, chapas de raio X, cabos de força, cabos diversos, carregadores de celulares e carregadores em geral, adaptadores de energia e painéis eletrônicos.


ATENÇÃO: não serão aceitas lâmpadas, pilhas normais e eletrodomésticos

Para a professora e membro da diretoria da ADUnB e Ph.D em Ciência da Computação Maria Elenita Menezes Nascimento esse tipo de iniciativa de descarte inteligente tem sua relevância para a sociedade. “O lixo eletrônico demora muito tempo para se decompor na natureza e pode lançar poluentes químicos nas águas, no ar e no solo. É necessário cuidado especial com o descarte das baterias sujeitas à corrosão e vazamento de metais pesados e outros elementos venenosos. A reciclagem de equipamentos que ainda podem funcionar é muito importante para as escolas, instituições filantrópicas dentre outras que necessitam de equipamentos de informática”, afirmou Nascimento.

O vice-presidente da ADUnB Osmar Riehl acredita que a campanha é indispensável, pois a velocidade das inovações tecnológicas têm gerado muito descarte e este tem sido realizado em grande parte de maneira incorreta. “Vivemos em uma sociedade no qual o avanço da tecnologia é muito rápido, um produto comprado no início do mês pode tornar-se obsoleto antes do final do mesmo período. Nós da Diretoria apoiamos todas as ações em prol de melhorias para a sociedade e que forem relevantes”, conclui Riehl.

Também são parceiros doadores do projeto de descarte da Estação de Metarreciclagem:
ParceirosSiteMETA

Para mais informações, é só ligar para o telefone 3307 1157 ou pelo e-mail adunbss@unb.br 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASC/ADUnB. Crédito para fotos: ASC/ADUnB.

'+
1
'+
2 - 3
4 - 5
6 - 7
8 - 9
10 - 11
12 - 13
13 - 14
[x]