Notícias

Cepe aprova nova resolução para carreira docente

Publicado originalmente no UnB Notícias, com alterações da ASC/ADUnB.

Os professores da Universidade de Brasília devem ter, em breve, uma nova forma de fazer a progressão e a promoção funcional. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou, na última quinta-feira (17), resolução que estabelece novas normas e critérios para o processo. O assunto era uma antiga demanda dos docentes da Universidade, que, atualmente, enfrentam longas etapas de comprovação das atividades para mudar de classe e denominação.

O presidente da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) Virgílio Arraes avaliou que o conteúdo da nova resolução, esclarece diversos aspectos frequentes tratados na assessoria jurídica da entidade. “Uma das coisas que mais nos chegava era a subjetividade para se tornar professor associado, algo que foi bastante trabalhado no novo texto”, comentou Arraes.

O documento, aprovado com apenas uma abstenção, deixa o processo mais objetivo, descentralizado e flexível, de forma a considerar os perfis docentes diferenciados. A análise dos pedidos de progressão e promoção será feita por pessoal designado pelas próprias unidades acadêmicas – hoje, está centralizada na Câmara de Carreira Docente (CCD).

A comissão também apresentou o Sistema de Acompanhamento de Desempenho Docente (SIADD), ferramenta on-line desenvolvida pelo Centro de Informática (CPD), que vai facilitar o processo. O sistema trabalha com informações de bancos da UnB – de graduação, pós, extensão, entre outros – e da plataforma Lattes, cabendo ao professor verificar e direcionar os dados.

Para que a nova progressão funcional entre em vigor, o Cepe deve discutir, ainda, a tabela de pontuação das atividades docentes, isto é, quais são os resultados mínimos que devem ser alcançados para garantir o avanço na carreira. O assunto já está na pauta da próxima reunião do Conselho, prevista para 31 de agosto.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASC/ADUnB. Crédito para fotos: ASC/ADUnB.

'+
1
'+
2 - 3
4 - 5
6 - 7
8 - 9
10 - 11
12 - 13
13 - 14
[x]