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Campanha entrega mais de 82 mil assinaturas no Congresso

2017-10-10 audencia

Pela manhã, foi realizada a audiência pública temática “Debate sobre o orçamento da ciência e tecnologia, seus cortes e consequências para o desenvolvimento do país”, onde se discutiram os cortes e seus impactos negativos para o país. O presidente da mesa, deputado Celso Pansera (PMDB-RJ), lembrou que em março o governo anunciou cortes no orçamento do ministério. Assim, aproximadamente R$ 2,54 bilhões não poderão ser usados pela pasta em 2017.

Além de Pansera, compuseram a mesa: o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu Moreira; a representante da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader; e da presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (AdUFRJ), Tatiana Roque.

“A ADUnB participou da campanha desde o início. Ao se reunir com a ADUFRJ e com a APUBH, além da SBPC e ABC, o nosso objetivo foi de ter alcance nacional para o tema. A primeira fase foi concluída, ao demonstrar ao Congresso a importância do tema. Outras ações relativas à ciência e tecnologia serão analisadas pelas representações sindicais das três universidades. Isso sem descuidar de temas como o da reforma da previdência”, pontuou Virgílio Arraes, presidente da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB).

“Essa é uma campanha que tem por objetivo sensibilizar a sociedade de que aquilo que é feito hoje na universidade e na ciência e tecnologia é fundamental. Precisamos urgentemente manter os investimentos públicos na universidade, na ciência e na tecnologia. Isso é necessário para que possamos pensar um novo modelo de desenvolvimento para mantermos as pesquisas”, afirmou a presidente da ADUFRJ Tatiana Roque.

Na parte da tarde, foi protocolada a entrega da petição com mais de 82 mil assinaturas, com Ato Público no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. O presidente em exercício do Senado Federal, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), receberam de maneira separada o abaixo-assinado dos representantes da campanha.

“A emenda constitucional 95 trará uma situação dramática para a ciência brasileira; é necessário restaurar o orçamento que foi anteriormente aprovado por essa casa”, alertou Ildeu Moreira.

No dia anterior, uma ação cenográfica em frente ao Congresso Nacional usou livros gigantes para denunciar desmonte das universidades federais e institutos de ciência e tecnologia no Brasil.

Cinco livros com três metros de altura cada simbolizam as diferentes esferas de conhecimento de interesse social que já são drasticamente afetadas pelos cortes de mais de R$ 12 bilhões no setor desde 2015. Os livros foram dispostos no gramado e depois derrubados em sequência, reproduzindo a queda que os rombos orçamentários têm provocado no funcionamento das universidades e centros de ciência e pesquisa.

CAMPANHA

A campanha “Conhecimento Sem Cortes” foi dividida em ações simultâneas sendo elas a inclusão de painéis eletrônicos, Tesourômetro, no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e em Brasília e a petição digital. As ações tiveram o objetivo de denunciar os cortes no orçamento e o de buscar o apoio da população para pressionar o governo federal a garantir condições plenas de funcionamento das instituições de ensino e pesquisa.

O Tesourômetro que contabiliza minuto a minuto, as perdas do financiamento federal voltado para as áreas de ciência e tecnologia, nos anos de 2016 e 2017, em relação a 2015.

A campanha foi uma realização da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB); da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (AdUFRJ); do Sindicato dos Institutos Federais do Rio de Janeiro (Sintifrj); da Associação dos Professores da Universidade Federal de Minas Gerais (Apubh) e em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASC/ADUnB. Crédito para foto: ASC/ADUnB.

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