Notícias

ADUnB participa de Comissão Geral para debater Ciência e Tecnologia

Nesta quinta-feira (12/7), na Câmara dos Deputados, a Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) participa de uma Comissão Geral promovida pela Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC) para debater o quadro da Ciência e Tecnologia no país.

O evento “Marcha para a Ciência: o Presente e o Futuro do Setor de Ciência e Tecnologia no País”, ocorre no mês em que a SBPC completa 70 anos e luta contra o sucateamento do setor.

Em 2017, o orçamento para Ciência e Tecnologia sofreu contingenciamento de 45%. Para Ildeu Moreira, presidente da entidade, a situação catastrófica pode se arrastar caso a Emenda Constitucional (EC) nº 95, que congela investimentos federais por 20 anos, não seja revogada.

Para tanto, a SBPC planeja intensificar a pressão sobre o Congresso Nacional, onde serão analisadas a proposta de diretrizes orçamentárias para o próximo ano. “A SBPC tem alertado sobre a questão e cobrado, no parlamento e no Executivo, a revogação da EC nº 95”, declarou Fernanda Sobral, conselheira da entidade. “É uma tragédia anunciada. Os cortes são imensos e há também o congelamento dos recursos”, afirmou Sobral, salientando a mobilização da sociedade como imprescindível para ampliar as pressões em prol de mais investimentos na área.

A Comissão Geral é aberta ao público e contará com a participação de entidades como a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPp), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), dos Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Data: 12 de julho
Horário: 9h30
Local: Plenário da Câmara dos Deputados

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Carolina Fasolo – ASC/ADUnB. 

'+
1
'+
2 - 3
4 - 5
6 - 7
8 - 9
10 - 11
12 - 13
13 - 14
[x]