Notícias

ADUnB oferece atendimento jurídico gratuito a docentes associados

A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) oferece atendimento jurídico gratuito aos(às) associados(as). Advogados dos escritórios Rodrigues Pinheiro; e Roberto Caldas, Mauro Menezes (RM) & Advogados atuam na sede da ADUnB e nos Campi de Ceilândia, Gama e Planaltina. Os(as) docentes são contemplados nas áreas do direito Previdenciário, Trabalhista/Administrativo, Cível e Defesa do Consumidor.

Para receber atendimento, basta que o(a) associado(a) compareça na sede da ADUnB ou em um dos Campi durante o plantão jurídico (confira os horários abaixo) ou entre em contato com um dos escritórios e agende um horário. O atendimento e a assessoria jurídica são gratuitos para associados(as), entretanto, eventuais custos de processos judiciais e/ou administrativos são de responsabilidade do(da) docente e devem ser consultados, tais como custas processuais, honorários de êxito e de sucumbência.

Leandro Madureira, assessor jurídico da ADUnB e subcoordenador de Direito Previdenciário do escritório RM & Advogados, explicou que usualmente os atendimentos são realizados por um especialista em direito público, que encaminha as demais questões para advogados de outras especialidades. O escritório também representa a Associação. “Assessoramos a ADUnB nas questões coletivas. Em 2017, obtivemos êxito na ação que buscava a implementação do percentual de 3,17% na remuneração dos docentes da Universidade de Brasília (UnB)”, informou Leandro (saiba mais).

A professora argentina Silvya Yannoulas, do Departamento de Serviço Social da UnB, relatou que obteve vitória em primeira instância ao pedir o reconhecimento dos anos de serviço na Argentina. “Apresentei um pedido para que os anos de trabalho na Argentina fossem considerados pela Universidade para minha aposentadoria. A UnB recusou e fui orientada pela assessoria jurídica na ADUnB a requerer judicialmente esse direito. Os advogados me atenderam muito bem, sempre éticos, eficientes e gentis”, salientou a professora.

Tradição

O escritório RM & Advogados, fundado em 1938, realiza a assessoria jurídica da ADUnB há mais de 20 anos. “Nosso escritório tem uma vertente social muito forte, já que não realiza atendimentos empresariais. Nos envolvemos em discussões de interesse coletivo e atuamos para servidores, trabalhadores, consumidores e segurados do sistema previdenciário”, relatou o advogado Leandro Madureira.

Alejandra Leonor Pascual, professora da Faculdade de Direito da UnB, frisou a importância do atendimento jurídico gratuito para os docentes. “ Me chama atenção que ainda hoje alguns associados não conheçam esse serviço oferecido pela ADUnB. Conheço a assessoria jurídica da ADUnB desde que me associei, há mais de 20 anos e sempre fui muito bem atendida. As consultas são esclarecedoras, realizadas com pontualidade e os advogados bastante eficazes”, pontuou.

Reforma da Previdência

Desde que a proposta de Reforma da Previdência (PEC 287/16) foi apresentada, em outubro de 2016, a ADUnB empreendeu diversas iniciativas para esclarecer as dúvidas dos (as) docentes sobre a PEC. A assessoria jurídica desempenhou um papel relevante, com a promoção de diversas palestras, rodas de conversa e debates entre advogados e docentes.

Todas as palestras estão disponíveis em nosso canal no YouTube (confira aqui). Leandro Madureira destacou a iniciativa. “Notamos um retorno bastante significativo daqueles que não puderam comparecer e que se beneficiaram do conteúdo por meio do YouTube”, disse.

Atendimentos:

Escritório Rodrigues Pinheiro
Telefone: (61) 3323-1793

Trabalhista/Administrativo
ADUnB – Terças e Quartas (11h às 13h)
UnB Asa Norte – Terças; Quartas e Sextas (11h às 13h)
UnB Gama – Segundas (9h às 13h)
UnB Ceilândia – Quartas (9h às 13h)
UnB Planaltina – Terças (9h às 13h)

Cível e Defesa do Consumidor
ADUnB – Sextas (11h às 13h)

Escritório Roberto Caldas, Mauro Menezes & Advogados
Telefone: (61) 2195-0000

Trabalhista/Administrativo
ADUnB – Segundas (10h às 12h) e Quintas (16h às 18h)

O Escritório Rodrigues Pinheiro atua em Brasília desde 1987. Sob a liderança da advogada Denise Aparecida Rodrigues Pinheiro de Oliveira, conta com um time de 10 advogados.

O Escritório Roberto Caldas, Mauro Menezes & Advogados foi fundado em 1938 no Rio de Janeiro (RJ) e transferido para Brasília em 1971. Hoje conta com filiais em São Paulo (SP) e em Salvador (BA) e mais de 50 advogados.

'+
1
'+
2 - 3
4 - 5
6 - 7
8 - 9
10 - 11
12 - 13
13 - 14
[x]